O que preciso saber antes de investir em um Aplicativo?

Tempo de leitura estimado: 12min 46sec.

Colocar o seu projeto ou sua ideia em um aplicativo pode ser a maneira mais rápida e funcional para atender seus clientes e ter retorno financeiro, mas diferente do que muita gente imagina, o preço e o tempo de entrega podem variar de acordo com o nível de complexidade do seu projeto.

Para deixar você mais consciente de como funciona o desenvolvimento, a acelerabit desenvolveu esse texto para você.

O que devo conhecer sobre meu projeto?

Se você tem vontade de criar um aplicativo é muito importante ter a resposta para perguntas simples, que ajudarão quem vai desenvolver a solução, ter uma ideia de qual é o nível de esforço técnico e especializado será necessário para colocar seu projeto em prática.

Logo abaixo, listamos algumas sugestões:

  • Quem vai usar o aplicativo?
  • Como seu aplicativo vai ajudar a facilitar a vida do usuário?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Como você vai ter o retorno do investimento seja ele financeiro ou na geração de valor do seu produto ou marca?
  • Quais são as funcionalidades principais que seu aplicativo deve ter?
  • Como seu aplicativo vai atingir o público alvo?

Você deve lembrar que algumas vezes, a tecnologia que melhor daria resultado no planejamento pode não ser a ideal na execução.

Como saber se meu projeto está pronto para virar um aplicativo?

Respondendo as perguntas básicas, irá ficar mais simples compreender como garantir o melhor resultado e até explicar para o desenvolvimento qual é o motivo da sua solução para o mercado.

Porém, antes de criar um orçamento, você deve ter consciência que na fase de análise do projeto, pode existir uma maneira mais rápida de garantir o mesmo produto do seu objetivo inicial utilizando um sistemas web, um site robusto por exemplo, que provavelmente trará o mesmo resultado ou próximo do pretendido.

Em outras situações a complexidade do aplicativo pode necessitar a integração mista entre sistema web e aplicação mobile (aplicativos), para que surta efeito e gere resultado para o seu negócio.

Quanto de trabalho vai demandar a criação do meu aplicativo?

Para responder essa pergunta é necessário que você tenha estabelecido as funcionalidade que seu aplicativo deve ter e qual é a estimativa de público que você pretende alcançar inicialmente.

Em geral, no decorrer do processo de desenvolvimento, muitos clientes chegam a se inspirar em novas tecnologias que vão surgindo ou em modelos parecidos com os que os concorrentes já fizeram e o objetivo inicial que era um, acaba sendo totalmente diferente do que foi proposto inicialmente e consequentemente essas atitudes demandarão uma restruturação, novos planejamentos e execução para ocorrer as entregas do resultado final.

Qual é o tempo necessário para criar meu aplicativo?

Em geral, o tempo mínimo para criação de um aplicativo é 3 meses para uma fase beta (experimental) e de 6 meses para uma fase final.

Claro, que como já havia comentado, depende muito das tecnologias utilizadas, o cliente que vai consumir aquele produto, se existe interações, animações, se o seu aplicativo vai ter validações e verificações complexas de segurança e autenticidade e por aí vai.

Qual é a necessidade de uma equipe especializada?

A equipe especializada é fundamental para garantir que seu projeto se mantenha dentro do prazo e o resultado, seu produto saia com aparência profissional e o seu investimento seja recuperado de forma rápida.

Como já estamos no mercado a algum tempo, o papel da acelerabit é assumir riscos com os nossos parceiros e clientes, focando em entregar a solução tecnológica e a usabilidade como também para uma experiência premium para o usuário.

Em geral, os profissionais necessários para o lançamento de um aplicativo são essas:

  • Designer: Responsável pela parte da identidade visual e desenho de interfaces;
  • Webdesigner: É o programador front-end que tem a missão de projetar o que o design arquitetou.
  • Desenvolvedores: Responsável por transformar as especificações do negócio em código por meio de diretrizes técnicas.
  • Analista de testes: Avalia cada etapa de codificação cumprida e se existem erros no aplicativo.
  • Gestor de projetos e experiência: É designado para orientar e acompanhar o cronograma do projeto, distribuir tarefas, reunir pessoas e criar alternativas para acelerar a execução do projeto.

Por saber que a equipe especializada faz diferença, nosso empenho é focando em garantir um modelo gestão eficaz, sendo este um dos nossos maiores valores, para alinhar o escopo do seu projeto, garantindo mais e melhores resultados.

Qual é a média em valores de um aplicativo?

Antes de falar de valores, quero que você preste muita atenção que existe uma diferença muito grande em preço e valor do produto. O preço significa a quantidade em dinheiro que você pagará pela sua solução, já o valor é quantidade de esforço realizada para que você consiga aumentar sua percepção de produto e ter retorno do investimento que foi depositado no preço.

Na acelerabit, buscamos aumentar seu valor, para que o retorno de investimento seja tão alto que o preço do produto se torne insignificante devido aos retornos gerados.

Tendo ciência de tudo o que foi comentado nos tópicos anteriores, podemos chegar a resultados semelhantes do que está escrito logo abaixo, considerando a complexidade e a equipe que trabalha na criação da solução:

  • 15 a 30 mil reais:

Em geral nessa faixa de valor são desenvolvidos aplicativos para apenas uma plataforma, sendo está para IOS (Smartphones da Apple) ou para Android. Esse tipo de aplicativo é criado para atender clientes que não estão preocupados com tanta complexidade e querem uma interface simples e sem interatividade e buscam atender demandas básicas de controle com o cliente.

  • 30 a 60 mil reais:

É bem comum que quando o cliente deseja aplicativos multiplataformas e com certa interatividade e uso de gerenciamento focando em escalabilidade a complexidade muda e consequentemente isso pode refletir em um tempo maior para a construção e para a concepção final.

  • Acima de 60 mil reais:

Os projetos com muita complexidade exigem uma dedicação extra e testes mais complexos para tudo correr como planejado. Esse tipo de projeto em geral, tende a exigir uma demanda maior de clientes e um retorno mais rápido.

Devido a quantidade de dados, integrações o número de clientes, esse tipo de projeto requer um reforço maior no nível de segurança, bem como uma plataforma mais robusta para aguentar o número de acessos, além de testes de usabilidade mais exigentes. Por isso, apesar do investimentos serem um pouco mais alto, os ganhos consequentemente são muito mais elevados.

Assim que meu aplicativo estiver feito, ele já estará pronto para o mercado?

Ele estará pronto para o mercado depois da fase beta de testes, que é feita várias vezes no decorrer do processo. E uma coisa que você deve saber é: depois que aplicativo estiver pronto, o desenvolvimento, atualizações e reparos continuaram sendo feitas já que as tecnologias estão em constante evolução.

Quer saber como podemos ajudar a viabilizar o seu projeto de tecnologia?
Fale agora com um de nossos acelerados – Albano Rocha (whatsapp: 99915-7798) – Diretor de negócios da acelerabit

Hilton Neto
Diretor de Marketing da acelerabit

Share on

There are no comments

Deixe uma resposta

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart